Metodologia de trabalho
Todo paciente admitido passará por consulta em especialista em Medicina do Exercício e do Esporte, listando suas especificidades quanto aos seus problemas clínicos, medicações em uso, dores agudas e crônicas, além de suas limitações articulares e metabólicas.
Ao final dessa análise, são levantadas as indicações e contra-indicações para cada caso, sendo levadas e discutidas junto a equipe de Educação Física e/ou Fisioterapia, para estabelecimento de um painel de treinamento individualizado e com foco na melhoria do status de saúde. Todo paciente é submetido a reavaliações constantes e segue em supervisão médica durante o curso do programa.
Sequência de atendimento

1
Consulta médica
Todo paciente admitido passará por consulta em especialista em Medicina do Exercício e do Esporte, listando as especificidades quanto aos seus problemas clínicos, medicações em uso, dores agudas e crônicas, além de suas limitações articulares e metabólicas.
Ao final dessa análise, são levantadas as indicações e contra-indicações para cada caso, sendo levadas e discutidas junto a equipe de Educação Física e/ou Fisioterapia, baseado num Painel de atendimento
2
Plano de ação
Educador físico e/ou fisioterapeuta recebem o caso presencialmente, já sendo orientados quanto às especificidades clínicas do caso clínico do paciente. Após discussão inicial, adaptação ao tratamento e/ou treinamento é estabelecido, a depender do caso.
Plano de treinamento com rotina de exercícios é estabelecida e revisada pelo Médico, dando aval à progressão proposta.
3
Reavaliação
Nova consulta é realizada, com o intuito de checar adaptação do paciente ao treinamento, além da progressão das atividades propostas e objetivos, que incluem melhoria do padrão de dor, controle das afecções clínicas e manejo de interações medicamentosas. Daí em diante, cabe ao paciente decidir se continua o treinamento em nosso ginásio, ou seguirá sua rotina em academia de sua escolha.
Exemplo de painel de atendimento:
Paciente de 72 anos, apresentando:
​1. Dor em joelho direito: condropatia e meniscopatia
​2. Dor lombar e Síndrome do Piriforme
Dados clínicos relevantes:
Motivação de consulta: dor lombar recorrente com irradiação para membros inferiores, além de dor e edema em joelho direito, com limitações aos movimentos de rotação e instabilidade na marcha.
• Rotina predominantemente sentado e com postura que favorece distúrbios de mobilidade lombar.
• Objetivos: controle clínico a longo prazo e melhoria de sintomatologia


Objetivo:
Paciente bem supervisionado e adaptado quanto às suas necessidades específicas, com ficha de treinamento elaborada conjuntamente por Médico, Fisioterapeuta e Educador Físico. Maior grau de resolutividade de seu problema, resultando menor uso de medicações, menos idas a pronto-socorros e menor necessidade cirúrgica.